Editor: Ir .'. João Alves de Oliveira Filho
ARLS Paz e Progresso - 1184
Oriente Governador Valadares MG
E mail: joãoalvesof@hotmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A A.’.R.’.L.’.S.’. Paz e Progresso – Nº 1.184,

A   A.’.R.’.L.’.S.’. Paz e Progresso – Nº 1.184, Oriente de Gov. Valadares – MG, no dia 30 de Agosto de 2011, promoveu aumento salarial  ( Elevação ) dos Iir.’. Alexandre Martins Bárbara, Marcone Coelho Lopes e Sérgio Adriano Gurgel Ferreira, Iir.’. Estes irmãos demonstraram um excelente desempenho no período de seu Aprendizado, fazendo assim jus ao aumento salarial para o Grau de Comp.’. Maç.’.. Por este motivo aproveitamos a oportunidade para divulgar este ato que deixou toda a família Maçônica da Paz e Progresso orgulhosa. Também queremos agradecer aos Iir.’. que nos ajudaram a  abrilhantar este momento. Segue abaixo um breve relato dos nossos Iir.’..


Ir.’. Alexandre Martins Bárbara, Profissão: Coordenador de Logística, Bacharel em Direito pela UNIVALE, turma de 2004 e bacharelando em Engenharia de Produção pela Faculdade Pitágoras, casado com a cunhada Fernanda Murito Bárbara, pedagoga. Iniciado na Maçonaria em 30 de março de 2010, tendo como Padrinhos: Dr. Osvaldo Célio Berno e Dênis Berno.



Ir.’. Marcone Coelho Lopes, Casado com a cunhada Solange Castro Pires, um pai  presente, atuante e participativo com os filhos Guilherme Pires Lopes, Marcone Coelho Lopes Junior e Alana Azevedo Lopes, empresário do ramo de tintas imobiliárias, com empresas em Caratinga e Gov. Valadares, nasceu em Virginopolis – MG, em 28 de novembro de 1963, filho de Walter Lopes do Carmo ( In Memorion ) e Maria de Lourdes Coelho Lopes, formado em bacharel de Administração de Empresa  na UNEC em Caratinga, iniciado na Maçonaria em Julho de 2010


Ir.’. Sérgio Adriano Gurgel Ferreira, Engenheiro, nascido em 08 de Setembro de 1968, Iniciado na Maçonaria em 31 de Março de 2009, filho de José das Dores Ferreira e Maria de Lourdes Gurgel Ferreira, casado com Juliana Murilo Gurgel, no qual tem 2 filhos – Isadora e Murilo Gurgel.

             No mais a nossa Oficina encontra-se em total felicidade por estes valorosos Iir.’. por terem galgado mais um importantíssimo degrau na nossa sublime Ordem. Desejamos que A.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’., sejam derramadas sobre eles e vossas Famílias todos os dias de suas vidas.
Um TFA.

Ir.’. João Alves de Oliveira Filho
ARLS Paz e Progresso – Nº 1.184
Oriente de Gov. Valadares – MG
Telefone: ( 33 ) 8816 – 6062

Maçom Seja Consciente de seu Papel e Responsabilidades.

A esquerda o Irmão Janir Adir Moreira, ao centro o irmão Grande 1º Vigilante GLMMG Leonel Ricardo de Andrade Sereníssimo Grão Mestre da GLMMG e a direita o Irmão Dálcio Antônio Cardoso, Grão Mestre Ad’Vitam da GLMMG.
Meus Irmãos,

 As instituições avançam, na medida em que a sociedade progride de uma forma equilibrada, em especial sob o ponto de vista ético e moral. Nesse sentido e em breves palavras, quero despertá-lo acerca da necessidade de que cada Maçom reflita sobre as suas atitudes no presente, seja no seio da Loja, da família ou da comunidade, focando sempre o futuro, tanto de nossa Sublime Ordem como da sociedade de um modo geral e, em especial das localidades onde ele e sua família vivem, trabalha e estudam. O Maçom precisa também entender e perceber que em relação ao passado deve guardar essencialmente as suas referências acerca do que aconteceu de certo ou de errado, visando orientar-se objetivamente no presente para melhor planejar e organizar bem o seu amanhã e o de todos aqueles que o cercam. Que todo Obreiro da Arte Real esteja convicto que essa MAGNÍFICA Instituição chamada Maçonaria pode e deve atuar efetiva e decisivamente em prol do progresso do cidadão, da família e do Brasil.
Eu, em particular, e tenho constantemente tocado no assunto, entendo que no Seio da Maçonaria existem homens com capacidade suficiente para não aceitarmos sem uma ação contundente o estado de coisas que ora assistimos no meio sócio-político brasileiro, onde os desvios de conduta e a corrupção ditam o comportamento e impõem mazelas injustificáveis em todos os níveis da sociedade. Às vezes me pergunto se não estamos nos acostumando e acomodando-nos com os ERROS e com a IMPUNIDADE? Veja você que a imprensa tem denunciado milhares de atos claros de corrupção, mas nada de concreto acontece para resgatar a dignidade e a honra do país e, muito menos, os recursos financeiros escandalosamente ROUBADOS dos COFRES PÚBLICOS.
Ou a sociedade, através de suas instituições mais representativas, desperta para a necessidade de uma reflexão mais profunda acerca do que o país precisa de fato para progredir e evoluir de uma forma equilibrada e consistente, estancando as fontes que sustentam a corrupção política e mascaram um desenvolvimento maquiado pelos interesses de grupos que aviltam a dignidade de quem realmente trabalha pelo bem comum, pela verdade e pela justiça social. Prezado Irmão, sem uma vontade ferrenha, muita obstinação, inteligência, planejamento e, sobretudo, integração e UNIÃO, a Maçonaria brasileira não cumprirá o seu papel. Portanto, sem a força de um conjunto – Grande Loja, GOB e COMAB, não alcançaremos o nosso propósito maior que é o progresso, o crescimento e o desenvolvimento de um meio social mais equilibrado, harmonioso e justo que, consequentemente se estenderia à família e, por conseguinte, ao Seio da Maçonaria. 
Certa vez um Irmão me disse que Maçonaria jamais conseguiria acabar com a fome, a violência e a corrupção, mas, no entanto, que os Maçons poderiam dar o exemplo e, dar o exemplo para aquele Irmão não era simplesmente não fazer nada de errado, mas sim fazer a coisa certa, ou seja, agir pró - ativamente no enfrentamento de toda e qualquer situação incoerente com os Princípios que regem a Sublime Ordem e ferem os preceitos que norteiam a cidadania e a evolução da sociedade.  
 Aquele Irmão em sua simplicidade de um “Velho Mestre” quis dizer que a Maçonaria jamais poderia deixar de lutar a favor da Moral, da Justiça e da Verdade e mais, que o Maçom tem que colocar a Razão à frente de suas ações, para que a sua VOZ e as suas MANIFESTAÇÕES não sejam entendidas como lamentos, mas sim como POSICIONAMENTOS claros e firmes à favor e em defesa da vida humana com dignidade, onde DEVERES e DIREITOS se harmonizem com as necessidades de todos os ENTES sociais.
Eu, sinceramente, não vejo outra Instituição com tantas possibilidades como a Maçonaria para que tal fim seja alcançado. Qual outra tem a estrutura humana semelhante? Qual outra traz em seu Seio tamanha diversidade de homens (credos e crenças, artes e profissões, idéias e ideais...) focados em um objetivo comum? Qual outra participou tão efetivamente de momentos determinantes para humanidade? Qual outra tem a FORÇA construtora de LIVRES PENSADORES?
Eis aí a importância de que o Maçom esteja consciente de seu Papel e Responsabilidades.
Vou ficando por aqui, mas deixo-lhe como desafio, até porque vou voltar a tocar no assunto, pensar nos aspectos ligados em como sermos mais atuantes, em especial no que tange a liderança, planejamento, gestão e projetos para o presente e para o futuro.  
Um Tríplice e Fraternal Abraço,


Ir.'. Leonel Ricardo de Andrade
Grande 1º Vigilante GLMMG
www.glmmg.org.br
landrade33@netsite.com.br
(34) 9926-0891